Esquadria

O mercado de Esquadrias de Alumínio sofreu uma significativa evolução nas últimas décadas com lançamento de novas linhas de perfis para fabricação de janelas e portas. Cada vez mais arquitetos e engenheiros aderem a este seguimento, pela sua modernidade, praticidade, durabilidade, principalmente se comparados aos caixilhos de ferro, madeira e PVC.

Mas o que é “esquadria”?

Esquadria é o nome que se dá, em um projeto ou obra, às janelas, portas, portões, venezianas e outas aberturas desse tipo. É um dos itens mais importantes de uma obra e, muitas vezes, um dos mais custosos, variando de 9 a 18% do total de uma construção.

Existem muitos tipos de esquadrias e, um passo muito importante, é escolher corretamente por questões estéticas e por desempenho. Há as esquadrias prontas, que são adquiridas em lojas de varejo, em medidas e padrões pré-determinados e as esquadrias feitas sob medida para cada obra, sob encomenda, conforme o projeto.

Tipos e Usos

As esquadrias de Alumínio, além de possuir vários acabamentos e ser de um material extremamente durável, geralmente é muito precisa e estanque. O alumínio oferece muitas opções de acabamento e não enferruja.

As janelas termoacústicas, muito utilizadas fora do Brasil, geralmente são de alumínio, utilizando um perfil mais parrudo e complexo, assim como vidros duplos ou triplos, para amenizar o grande número de ruídos das grandes cidades.

Além de escolher um bom tipo de esquadria, é imprescindível ter profissionais especializados em adaptar os tipos de esquadria para a sua obra, o seu projeto e serem experts em aplicação, para que fiquem bonitos e duradores, sem ter que trocar ou consertar de tempos em tempos.